Cada vez mais viajantes e pequenos empreendimentos estão descobrindo que o intercâmbio de trabalho, conhecido como work exchange, pode trazer benefícios incríveis para os dois lados. Fazendo o que gosta, você tem a oportunidade não só de conhecer outros lugares e culturas, mas também de ajudar quem realmente precisa.

Veja logo abaixo cinco sites/aplicativos para que você possa viver esse tipo de experiência:

WORLDPACKERS

O aplicativo WorldPackers funciona através de uma troca de habilidades por hospedagem. Após fazer o cadastro, você pode escolher o tipo de viagem e perfil de trabalho que mais te agrada: fotografia, design, mídias sociais, bartender, ensinar idiomas, entre muitas outras opções. Os anfitriões também conseguem colocar o tipo de trabalho que estão precisando para que os viajantes possam ver e escolher o que mais se encaixa no perfil dele.

WORK AWAY

O Work Away é um site que oferece mais de 32 mil oportunidades de trabalho, voluntariado e intercâmbio cultural em mais de 155 países. Você pode escolher o melhor tipo de trabalho para você dentre os que estão sendo ofertados pelos anfitriões, e então trocar algumas horas de trabalho por hospedagem e comida, usando suas habilidades enquanto faz a diferença nas comunidades em que você visita.

HELPX

Helpx é um site da Inglaterra de fazenda orgânicas e não orgânicas, casas de família, pousadas, albergues e até velejadores que trocam hospedagem e comida por ajuda voluntária em seus negócios.

HOPINEO

O Hopineo é uma comunidade internacional de viajantes e empresários que buscam um turismo melhor, mais autêntico e responsável. Foi criado pelo casal de franceses Justine e Mahery e hoje já reúne vários ‘HopTripers’ – pessoas que viajam pelo mundo trocando habilidades por hospedagem.

HELPSTAY

O HelpStay está baseado na Irlanda, mas também oferece oportunidades para trocar trabalho por hospedagem no mundo todo. Vários projetos são gratuitos, não cobram nenhuma taxa e, quando cobram, elas são pagas diretamente no lugar, apoiando diretamente a economia local. Além dos tradicionais, há oportunidades em países diferentes, como: São Vicente e Granadinas, Panamá, Marrocos, Uganda e Bangladesh.