Roma pede tempo. Além de ser um museu a céu aberto, a cidade é maravilhosa em todos os sentidos: gastronomia, compras, parques. Há muita coisa para se fazer, mas por ser uma cidade turística, Roma também está cheio dos famosos “pega turistas”.

Para otimizar o seu tempo, nós separamos 10 dicas para fugir das pegadinhas em Roma:

1. Uber e Táxi

O melhor a se fazer antes de decidir qual o meio de transporte vai usar, é sempre checar qual dos dois vale mais a pena. Nem sempre o Uber vai ser mais barato por ser um preço fechado. Dependendo da rota em que você for, do dia, do horário, o preço do taxi pode ser mais barato, tenha isso em mente.

2. Não coma em qualquer lugar

Não é porque você está na Itália que vai entrar em qualquer restaurante escrito ‘’Pasta & Pizza’’ que a comida vai ser espetacular. Se você sair das rotas comuns, com certeza vai encontrar estabelecimentos autênticos e charmosos com comida boa a um preço mais convidativo. Existem muitos restaurantes pega-turistas que os preços são altíssimos e a comida não é boa. Fuja daqueles restaurantes que a pessoa fica na rua te chamando para entrar, geralmente é furada. Dê sempre uma olhada no cardápio antes de decidir para pelo menos ter uma noção dos valores. Se você deseja a autêntica experiência da pizza italiana, verifique, antes de pedir, se ela é assada em forno à lenha. Alguns lugares só acendem o forno à lenha no jantar e esquentam a pizza no micro-ondas em outros horários.

3. Não compre água

Uma grande oportunidade de poupar dinheiro e ajudar o meio ambiente comprando várias garrafinhas de plástico. Além da água da torneira na Itália ser filtrada para que você possa beber, existem fontes de água potável pela cidade que presenteiam os turistas com água à vontade e permitem o abastecimento das garrafinhas.

4. Fuja das rotas comuns

Há mais de 900 igrejas espalhadas por Roma, e mesmo que elas não sejam reconhecidas como pontos turísticos, a maioria revela ótimas surpresas. Ah, e não se esqueça: as ruas de paralelepípedos pedem calçados confortáveis.

5. Comerciantes pega-turista

Roma está cheio deles. Principalmente nos pontos turísticos. A maioria deles puxam assuntos distintos com você, fazem elogios, te entregam algum ‘’presente” como flores, pulseiras, etc. E em seguida te pedem dinheiro por isso. Se não tem a intenção de comprar flores ou seja lá o que tiverem te oferecendo, já agradeça logo de cara e continue andando.

6. Acorde cedo

Passear bem cedo, com Roma em silêncio, sem aquela multidão de turistas em todos os lugares, é uma experiência e tanto. Além disso, você tem a oportunidade de fotografar a cidade, sem stress, e de quebra ter fotos bem bonitas.

7. Evite chegar em feriados

Se for chegar em um dia de feriado em Roma, é sempre bom ter conhecimento disso para não se deparar com uma cidade-fantasma. Existe um restaurante ou outro que ficam abertos em feriados, até os supermercados fecham e as atrações turísticas também.
Dica: Se chegar em algum feriado, vá ao bairro Trastevere. Lá tem mais chances de encontrar restaurantes e algum comércio aberto.

Alguns feriados em Roma:

– Ano Novo: 1º de janeiro.

– Epifania: 6 de janeiro. Se celebra o dia da bruxa Befana, que entrega doces às crianças que se comportam e carvão às que não.

Quinta-feira Santa: (data variável).

– Segunda-feira de Páscoa: primeira segunda-feira depois da Páscoa.

– Dia da Liberação: 25 de abril. Celebração do fim do nazismo.

– Dia do trabalho: 1º de maio.

– Festa da República: 2 de junho. Comemoração do dia em que, depois de passar pelas mãos de um regime fascista, a Itália se transformou em uma república.

– Dia da Assunção: 15 de agosto.

– Festa de Todos os Santos: 1º de novembro.

– Imaculada Conceição: 8 de dezembro.

– Natal: 25 de dezembro.

– São Estevão: 26 de dezembro.

8. Não pegue fila

Nada mais inconveniente do que perder horas de sua estadia em Roma, um lugar com tanta coisa pra fazer, em filas enormes pra visitar as atrações turísticas. Você pode evitar essas indesejáveis filas comprando ingresso antecipado pelo site das principais atrações, como:

Museu do Vaticano – https://www.vaticanticket.it/

Coliseu/Fórum Romanohttp://www.il-colosseo.it/

9. Aprenda algumas palavras em italiano antes de viajar

Por incrível que pareça, a maioria dos romanos não falam inglês. Alguns não falam nada, outros falam pouco mas fazem questão de não te responder se você falar qualquer outra língua que não seja a deles. Tente aprender algumas palavras simples antes de ir pra evitar qualquer desconforto.

Abaixo algumas:

Oi – Ciao

Tchau– Arrivederci

Bom dia – Buon giorno

Boa tarde – Buona sera

Boa noite– Buona notte

Obrigada – Grazie

Por favor – per favore

Sim – Si

Não – No

Licença (pra chamar atenção de alguém) – Scusi

Licença (pra ultrapassar alguém) – Permesso

Eu não entendo – Non capisco

Gostaria de uma pizza – Vorrei un pizza

Onde é o banheiro – Dov’è il bagno?

Saída – Uscita

Aberto – Aperto

Fechado – Chiuso

A direita – a destra

A esquerda – a sinistra

10. Batedores de carteira

Evite sair com muito dinheiro e documentos importantes porque os batedores de carteira estão por toda parte, principalmente nos pontos turísticos e ônibus lotados. É essencial ficar sempre atento com as bolsas e mochilas e evitar colocar dinheiro em lugares fáceis como bolsos e casacos.