Alguma vez, você já parou pra pensar na quantidade de animais que estão sofrendo neste exato momento, em testes laboratoriais, sem vontade própria alguma, apenas por vaidade humana? É um pouco chocante né pensar o quão longe vai, deixar bichinhos indefesos, sofrerem e até morrerem, por uma futilidade do ser humano.

Todos os dias, em laboratórios espalhados pelo Brasil e por todo o mundo, animais são submetidos a uma série de crueldades para testar produtos de pele, cabelo, etc.

Mas o que podemos fazer pra melhorar isso? com certeza deixar de comprar os produtos que são testados neles, para diminuir o consumo, e consequentemente o abuso aos animais, já vai ajudar e muito. Quanto mais consciência tivermos de que estamos contribuindo para que esse tipo de comércio exista, nos despertamos para a realidade e ajudarmos outras pessoas a fazerem o mesmo – além de dar a chance para marcas novas e com um bom propósito entrarem no mercado, teremos mais compaixão uns pelos outros, e pelos animais, deixando a vaidade de lado. E é exatamente isso, o que muitas vezes falta no nosso planeta: amor e compaixão pelo outro.

Atualmente já existem empresas que optaram por investir em procedimentos técnicos que não necessitam de animais para garantir a segurança de seus produtos de higiene e beleza, e essas empresas possuem o selo Cruelty Free, que significa, livre de crueldade. Este selo é um desenho de um coelho e descreve um produto que não requer a morte ou dano de qualquer animal para que seja fabricado. Ou seja, é possível sim, continuarmos com nossas vaidades sem causar qualquer danos ou morte de cobaias.

Muitas marcas quando são questionadas sobre esse assunto, relatam que não fazem o teste de seus produtos em animais no Brasil. Mas de que adianta não fazer no Brasil e fazer em outros país? Acredito que nós, queremos defender animais do mundo todo, não só os que vivem aqui. Inclusive, no exterior, marcas encontram dificuldades em se tornar livres de crueldade, por causa das leis chinesas. Até março de 2017, todos os produtos importados pela China, que possui o maior mercado de beleza do mundo, deveriam ser testados em animais. Atualmente, poucos cosméticos Cruelty Free, que passam pela aprovação do governo, podem entrar no país. Triste, né?

Para que possamos cada vez mais, ajudar essas marcas que se sacrificam com consciência em não causar nenhuma morte ou sofrimento em bichinhos tão inocentes – e ao mesmo tempo em satisfazer a nossa vaidade; fiz uma listagem de marcas mais famosas (com base do site do PETA – que é a maior organização de direitos dos animais no mundo) que ainda fazem testes de seus produtos em animais, para que todos tenham conhecimento e possam ajudar com pequenos gestos e atitudes, tornar o nosso mundo gradativamente melhor.

MARCAS QUE AINDA FAZEM TESTES EM ANIMAIS

– Johnson & Johnson

– Always

– Estee Lauder (Clinique, M.A.C, Bobbi Brown)

– Victorias Secret

– Aussie

– Benefit Cosmetics

– Loreal

– Calvin Klein Cosmetics

– Close-up

– Dove

– Kérastase

– Loccitane

– Lâncome

– La Roche Posay

– Listerine

– Pantene

– Pampers

Essas são só algumas das marcas que achei importante ressaltar porque são marcas que vejo constantemente no nosso dia a dia. Para quem quiser ver a listagem com todas, estou deixando o link do site do PETA.
http://www.mediapeta.com/peta/PDF/companiesdotest.pdf

MARCAS QUE NÃO FAZEM TESTES EM ANIMAIS

– Bioderm

– Contém 1g

– Granado

– The Body Shop

– Vult

– Vizcaya

– Racco

– O Boticário (Quem disse Berenice)

– Lush

– Marc Jacobs Beauty

– Urban Decay

– Too Faced

– The Balm

– BareMinerals

– NYX

– Impala

A listagem de marcas que não fazem testes em animais é enorme. E muitas marcas boas e famosas no meio que facilmente podem ser substituídas pelas que fazem testes.
Veja aqui neste link a listagem completa no site do PETA.
http://www.mediapeta.com/peta/PDF/companiesdonttest.pdf

COMO FAZER PARA QUE ESSA IDÉIA CONTINUE SE PROPAGANDO E AJUDAR OUTRAS PESSOAS A SE CONSCIENTIZAREM TAMBÉM?

Na hora de se decidir pela compra de um produto, leve sempre em consideração aquele que não efetua testes em animais (veja se o produto possui o selo Cruel Free);

• Entre em contato com a empresa que fabrica suas marcas favoritas de cosméticos e cobre ou questione sobre testes com animais;

Divulgue a idéia para seus amigos e parentes.

Sites para mais informações sobre a preservação dos animais:

http://www.pea.org.br/      (nacional)
https://www.peta.org/.       (internacional)