O Feng Shui foi desenvolvido pelos Chineses através da observação, ao longo de séculos, dos efeitos das forças do Universo sobre os seres humanos. Os Chineses aprenderam, então, a harmonizar o homem com a Natureza, seu tempo e espaço. O Feng Shui foi criado na China há cerca de três mil anos, e continua a ser enriquecido pelas novas descobertas do homem ao longo dos tempos.

Nós somos parte do Universo e devemos estar em harmonia com ele. O estudo do Feng Shui nos permite ajustar o nosso ambiente para que possamos nos beneficiar do fluxo das energias geradas pelo Universo, pela Terra e pelas construções.

Os ambientes da nossa casa têm o poder tanto de nos acolher e energizar como também de gerar a falta de energia e, assim, trazer sérias complicações, seja no relacionamento, saúde ou até no trabalho.

O estudo do Feng Shui é bem aprofundado e único para cada situação, cada local – desde o terreno, construção, até a decoração da própria casa e assim atendendo as necessidades de cada pessoa. Mas antes de usar o Feng Shui na sua casa é necessário fazer um detox – ou mesmo se você não for usar, essas dicas são essenciais pra manter um ambiente com boas energias fluindo, afinal, da pra sentir nitidamente uma energia pesada quando estamos com a casa bagunçada, não é mesmo? Então vamos lá!

DETOX DA CASA

Além de organizar e limpar bem todos os espaços regularmente, de tempos em tempos vale repetir esse olhar sobre os ambientes e fazer um “detox” para desbloquear energias que estão impossibilitando a entrada de novas energias no nosso lar.

1.  LIMPE E ORGANIZE OS ARMÁRIOS

Arrume um por dia se for necessário, pra não ficar muito cansativo. Retire tudo de dentro dele e passe no interior e nas gavetas um pano úmido com gotinhas de óleo essencial de eucalipto. Além de ter um efeito refrescante, limpa as emoções e purifica as energias negativas. Fica tudo cheiroso e dá uma sensação gostosa. Aproveite e já faça uma limpeza de tudo aquilo que você usa e o que não usa mais para não ficar bloqueando nenhuma energia. Muitas vezes precisamos liberar o que está bloqueando para que novas energias entrem – e o armário cheios de roupas que não usamos mais é um ótimo exemplo disso. É uma delicia! A casa fica mais leve.

2. OBJETOS QUEBRADOS DEVEM SER CONSERTADOS

Não há nada mais deprimente e pobre energeticamente para uma casa que guardar e acumular objetos quebrados, velhos e sem uso. Além de ocupar espaço, o hábito de ficar guardando coisas quebradas prejudica a energia.

3. RENOVE A PINTURA DE TEMPOS EM TEMPOS

Não tem nada pior energicamente do que paredes sujas, o ambiente sempre fica com aquela aparência estranha, causando um certo desconforto e isso com certeza vai interferir no seu dia a dia.

4. TROQUE OS ESTOFADOS. MUDE A COR.

É comprovado que todas as cores, individualmente, tem uma atuação energética no nosso corpo, algumas podem até piorar um caso de depressão, como o cinza por exemplo. Ter um balanço de cores no nosso ambiente ajuda muito – contando que cada cor tem uma certa atuação no nosso corpo físico.

5. JOGUE FORA REVISTAS E LIVROS QUE NÃO SERVEM MAIS

Você já parou pra pensar que se tudo é energia, os livros trazem consigo a energia de tudo aquilo que foi escrito, assim como a energia dos seus autores? Até por isso no Feng Shui, não é recomendado deixar livros dentro do quarto, um local que serve para repousar apenas com a sua energia. De qualquer forma, mesmo que esteja em outros locais, é legal desapegar de livros que não te servem mais. Seu espaço se abrirá para novas oportunidades… e você também!

6. LAVE AS CORTINAS E OS TAPETES

É interessante fazer isso pelo menos 1 vez ao ano, afinal as cortinas e tapetes trazem consigo muita energia de pessoas que frequentaram a sua casa, além de você.

7. PLANTAS MORTAS

A energia de plantas e flores dentro de casa trás uma vitalidade e alegria pra qualquer espaço, no entanto, plantas e flores mortas interferem negativamente no equilíbrio energético do ambiente, não deixando a energia fluir.

Agora com todas essas dicas, aproveite e comece agora o detox da sua casa, ele só vai te trazer inúmeros benefícios. Boa sorte! :)